França Junior

ANÁLISE SEMANAL - 08/SET/2017

PROJEÇÃO INICIAL APONTA LEVE REDUÇÃO NA ÁREA DE GRÃOS PARA A SAFRA 2018

  • Depois de 7 anos seguidos de crescimento, os produtores brasileiros se preparam para um ano mais conservador em 2018 para a área e produção de grãos no país, em função da limitação de crédito e da queda generalizada dos preços recebidos pelos produtores.
  • Depois dos 61,08 milhões de ha colhidos em 2017, esse primeiro levantamento de intenção de plantio para a safra de 2018 apontou área de 60,89 mls de ha, com recuo de 0,3%. Os cereais teriam recuo de 3% na área e as oleaginosas cresceriam 2%.
  • Em termos de utilização de insumos o cenário para 2017 aponta até este momento estabilidade prevista no consumo de fertilizantes e defensivos, e aumento nos usos de calcário, sementes e nas compras de máquinas agrícolas.
  • Já para o clima, o sentimento é incerto, uma vez que a temporada deve acontecer novamente sob o impacto da Neutralidade climática, ou de um fenômeno La Nina de fraca intensidade, que aumentam as chances de chuvas abaixo do normal no Centro-Sul, e acima no Centro-Norte.
  • Considerando a combinação de área um pouco menor, bom nível tecnológico empregado nas lavouras e comportamento regular do clima, chegamos a uma safra potencial de 233,82 mls de toneladas para o próximo ano, 3% abaixo do recorde de 242,05 mls t da safra atual.

Tenha acesso ao conteúdo completo do site:

Cadastre-se em nosso site e tenha acesso gratuito durante 14 dias, a todos os conteúdos exclusivos da França Jr Consultoria.

Sou Agro! Sou "agro" economista!

Sou Agro! Sou agro economista!