França Junior

ANÁLISE SEMANAL - 22/SET/2017

LUCRATIVIDADE BRUTA DA SOJA BRASILEIRA AINDA DEVE SER POSITIVA EM 2018

As projeções iniciais de lucratividade bruta estão mais uma vez positivas nesta próxima temporada para a maioria dos produtores brasileiros, o que aconteceria pelo 12º ano consecutivo. Mas a princípio mais conservadoras que a da safra atual, inclusive com alguns resultados negativos, por conta do cenário acomodado para os preços e por dificuldade em se repetir a excepcional produtividade da safra 2016/17.

CLIMA SERÁ DECISIVO PARA GANHOS

Desta vez teremos uma safra provavelmente acontecendo sob a influência de Neutralidade ou um La Nina de fraca intensidade, que dá mais ou menos no mesmo. Neste caso o comportamento do clima passa a ser mais regular. Pelo menos sem a previsão de anomalias.

CUSTOS DE PRODUÇÃO COM ALGUMA RETRAÇÃO

Nas três planilhas analisadas neste texto temos redução nos custos operacionais de produção da soja para a safra 2017/18. E este será um ponto importante para a definição da renda desta safra. A diminuição no patamar da taxa de câmbio foi importante para esses resultados.

RECEITA TENDE A SER UM POUCO MENOR

A sinalização inicial de preços domésticos por enquanto está um pouco abaixo das bases de 2017, com indicação de CBOT próximo ou levemente acima, prêmios de exportação um pouco menores, mas ainda positivos, e taxa de câmbio estável a negativa.

Tenha acesso ao conteúdo completo do site:

Cadastre-se em nosso site e tenha acesso gratuito durante 14 dias, a todos os conteúdos exclusivos da França Jr Consultoria.

Sou Agro! Sou "agro" economista!

Sou Agro! Sou agro economista!